«Belenenses, Notícias Na Hora
O que é? : Siga-nos por RSS Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook : Agenda Início

Balanço de 6 anos e meio de actividade. Futuro

Em meados de Dezembro de 2007, arrancava o serviço que viria a originar o actual "Belenenses, Notícias Na Hora", alojado originalmente no "Belém Livre", sob o nome "Notícias Belenenses".

Durante os dois anos iniciais nunca se limitou à moda da cópia de notícias de jornal, acrescentando a propaganda dos jogos e eventos do Belenenses e a uma razoável quantidade de produção própria. No momento do fecho, a produção própria atingira uma média global de cerca de 30% do total de publicações. Entenda-se produção própria como o fornecimento de notícias originais que não era possível encontrar na comunicação social nem na informação oficial disponibilizada pelo Clube em tempo útil, especialmente resultados na hora de todas as modalidades, ao intervalo e final, no caso das equipas seniores.

Em Outubro 2010, quase 3 anos depois, este primeiro esboço foi encerrado para dar origem ao actual serviço, integrado no então acabado de lançar novo site oficial do Belenenses, convencidos os responsáveis do Clube de que informação farta e actualizada, disponibilizada em tempo útil seria importante para a criação de interesse e participação dos adeptos.
É importante aqui mencionar, para que não se pense o contrário, que este serviço custou zero ao Clube. Zero em equipamentos e custos de comunicações, zero em custos de manutenção do site, e um enorme zero em custos de recursos humanos. Sem publicidade, sem qualquer receita.

O serviço foi assegurado sempre por apenas um editor. Para enquadramento, refira-se que durante 2010/11 cobrimos 42 (!) equipas do Clube. Entenda-se, 42 calendários de época desportiva e suas várias fases, em permanente actualização, 42 equipas a produzir resultados todos os fins de semana e a termos de os recolher, recorrendo na maioria dos casos por meios próprios e à colaboração de um consócio a que adiante nos referimos em particular. Tudo isto apenas com a ajuda já referida e o "estou-me nas tintas" da esmagadora maioria das Secções do Clube, Futebol à cabeça, profissional e de formação. Honrosas excepções para o Andebol, Basket e Futsal, muito por força de boas relações pessoais. Aqui agradecemos em particular ao Vitor Ferreira, ao (infelizmente já saudoso) Carlos Moutinho (mais tarde ao João Machado) e ao Nuno Lopes.

As razões da saída do serviço do Site Oficial no final da época de 2010/11 estão relacionadas com a referida falta de meios humanos. O porquê, no nosso entender, desta recusa em colaborar por parte daqueles que estariam em posição de o fazer: este serviço é feito de forma anónima, o nome dos que nela trabalham não surge, logo não serve para autopromoção, palmadinhas nas costas e cócegas no ego. Não dá visibilidade a quem o faz, com esforço. Dá antes visibilidade ao Clube e à sua actividade desportiva, que, apesar de tudo, é muita. Isto não serve para essas pessoas.

Seguiu-se então um período de redução da actividade, limitando o âmbito à equipa de futebol sénior e, apenas no caso do Futsal a cobertura se manteve total. Embora sem que tenha ocorrido uma real interrupção do serviço - que sempre foi independente, tanto na gestão como no alojamento do site - pois este continuou no novo Site Oficial da Secção de Futsal (com a entrada do NAF na gestão da Secção).

No início desta época e sempre com os mesmos meios humanos, alargámos de novo o âmbito a equipas seniores de todas as modalidades, mantendo a formação apenas no Futsal. Alargámos os canais de comunicação ao Facebook (já estávamos no Twitter), com uma página com todas as publicações do canal internet mais as partilhas de informação adicional que se encontra dispersa.
Para quem nos segue regularmente é óbvio quais são os objectivos deste serviço:
- fornecer informação breve e na hora, principalmente resultados de jogos (e não apenas copiar tudo o que se escreve publicando dias depois já sem interesse),
- fornecer informação sobre os jogos (onde, em que dia, a que horas), atraves de calendários permanentemente actualizados
- ser um agregador de informação breve e essencial, apontando, dirigindo mesmo o leitor para os locais (sites de secções ou site oficial do Clube) onde a informação mais detalhada é publicada (crónicas, comentários, antevisões, classificações, etc.), dando a esse trabalho a devida visibilidade inclusive aos seus patrocinadores, algo que os da cópia integral sonegam,
- incluindo um quiosque online com as noticias sobre o Belenenses publicadas nos sites dos jornais (sem cópia, antes aponta para elas).

Ao longo deste tempo fomos repetidamente fazendo apelos à colaboração de mais belenenses, internamente no Clube e externamente através do próprio serviço. A resposta foi sempre insuficiente, para não dizer nula. E se isso tem alguma explicação num projecto não-oficial (o caso dos primeiros quase 3 anos) afigura-se-nos incompreensível quando proporcionado de forma oficial, quer no site do Clube, quer no site da Secção de Futsal. Garantimos que o que foi pedido não requer conhecimentos superiores de informática, antes pelo contrário.

A realidade no domínio dos recursos humanos foi sempre a de um editor (a espaços, dois) e a um grande amigo que padece de fortíssima carolice, aparentemente incurável, a quem devemos o maior agradecimento por toda a ajuda: José Manuel Anacleto. Semana após semana fornece muitos e muitos (mesmo muitos) dos resultados que publicamos.

Breves estatísticas
Visualizações acumuladas: > 1.500.000
Publicações acumuladas: > 17.000

Dados acumulados do "Notícias Belenenses" e "Belenenses, Notícias Na Hora".


O "futuro"

O novo Site Oficial
O Site Oficial (geral) do Clube tem agora novo fôlego em termos de imagem e funcionalidade, facto que saudamos vivamente. O anterior tinha grandes problemas de acessibilidade, especialmente em acesso móvel.
A nossa convicção é que a forma não chega, por excelente que seja (e esta é). Um site tem de ser vivo, tem de mexer, tem de ser actualizado frequentemente, diariamente, várias vezes ao dia. Tem de ser um ponto de referência, um sítio onde todos vão saber na hora tudo sobre o seu Clube. É nossa convicção que o Site Oficial precisa de algo que lhe dê este imediatismo, algo semelhante a um notícias na hora, nele integrado.
A questão da forma (formato, acessibilidade) é muito importante e está assegurada com esta nova versão. Falta assegurar o conteúdo, actual, regular, com produção de fundo mas também com informação imediata. Só assim se consegue criar interesse e fidelizar, só assim se consegue cativar o interesse e promover jogos (a parte online, que há muito mais a fazer nesse domínio) e acrescentar valor aos patrocinadores.


Quanto ao "Notícias Na Hora"...
Com os actuais meios, não será possível ao actual único editor continuar a suportar o serviço. Aliás, consideramos que o serviço prestado é insuficiente, por exemplo, em número de equipas de formação que cobrimos e cuja informação disponibilizamos semanalmente. Sabemos o que foi suportar uma época inteira 42 equipas, seniores e de formação de todas as modalidades, fizemo-lo em 2010/11, e isso é algo que então já era insano para um editor apenas mas que foi feito na expectativa de que mais meios humanos seriam disponibilizados entretanto, o que nunca aconteceu.

Assim, caso não surja colaboração suficiente para continuarmos a proporcionar um serviço condigno, isolado ou integrado (alguém que perceba a importância e esteja disposto a colaborar), o serviço será encerrado no final desta época desportiva. Será o último apelo que fazemos.


Permitam uma última nota.
Este não é, nem nunca foi, um projecto pessoal, egocêntrico. Nasceu por falha do Clube, fez parte dos meios oficiais e deixou de fazer sem que o Clube o continuasse, o que nos obrigou a reformular (reduzir âmbito) e continuar a fazê-lo de forma independente primeiro e integrada no Site Oficial da Secção de Futsal pouco depois.

É hora de passar a pasta, se possível. Não sendo possível, é hora de pôr um ponto final em algo que por vezes deu um prazer imenso fazer, mas que, por falta de disponibilidade é incomportável.

Agradecemos a todos os (muitos) que ao longo destes anos utilizaram este serviço.